A Hidroterapia é uma modalidade da Fisioterapia que se baseia num raciocínio clínico específico, direcionado à avaliação e intervenção no meio aquático, com aplicação de técnicas específicas, tirando partido dos efeitos da imersão e das propriedades físico-químicas da água em combinação com o conhecimento aprofundado do movimento humano. A Hidroterapia pode ser realizada individualmente ou em grupo, como forma única de tratamento ou como complemento de outra modalidade. 

DomusVi - A Hidroterapia e os seus benefícios

Apresenta três vertentes: Terapêutica (tratamento e recuperação de patologias; manutenção e melhoria do bem-estar e qualidade de vida), Educativa/Preventiva (correcção da postura, controlo da respiração) e Lúdico-Recreativa (promoção da interação social, relaxamento e bem-estar geral).

O meio aquático pode favorecer o processo de reabilitação de diversas condições e patologias, como quadros de dor crónica, disfunções ortopédicas e reumatológicas (dor cervical, dor lombar, osteoartrose, osteoporose, tratamento pós-operatório de próteses e fraturas), músculo-esqueléticas (tendinopatias, fibromialgia, alterações posturais), respiratórias (asma, doença pulmonar obstrutiva crónica), neurológicas (Parkinson, AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla, lesão medular, polineuropatia, distrofias musculares).

Os principais benefícios da Hidroterapia incluem alívio da dor, melhoria da circulação sanguínea e diminuição da retenção de líquidos, relaxamento muscular, facilitação do movimento, melhoria da postura, reeducação da marcha e do equilíbrio, promoção da função cárdio-respiratória e sensação de bem-estar físico e psíquico.

Através das propriedades da água, a intervenção da Fisioterapia pode ser potencializada, sendo que a flutuação permite a realização de movimentos em diversos planos, além de possibilitar a intervenção em Clientes que não podem realizar sustentação de peso no solo. A água também diminui o impacto para as articulações, reduzindo o risco de causar lesões em pessoas com doenças articulares ou degenerativas e pode ser utilizada como resistência para ganho de força muscular ou como facilitadora do movimento. A instabilidade dentro da água estimula o treino de equilíbrio e propriocepção e a temperatura relaxa a musculatura, diminuindo a dor e facilitando os exercícios de alongamentos, podendo ajudar na regulação do tónus muscular. Além disso, o meio aquático é agradável e prazeroso, pelo que a Hidroterapia oferece também inúmeros benefícios psicológicos.

 

Sofia Rocha - Fisioterapeuta da DomusVi Dom Pedro V -

Sofia Rocha – Fisioterapeuta da DomusVi Dom Pedro V