A DomusVi Possolo 24 está inserida num edifício repleto de história e situa-se numa localização privilegiada de Lisboa.
O edifício, que outrora recebeu o Instituto Conde de Agrolongo, foi ao longo de várias décadas um projecto social de grande importância e chegou a acolher uma centena de jovens em simultâneo, cumprindo os desígnios dos seus fundadores.
A 18 de Outubro de 1923, Frei João da Santíssima Trindade, em conjunto com um grupo de senhoras influentes na sociedade portuguesa, criou a Associação Resgate – “de natureza beneficente, que tem como objectivo reabilitar, pela moral e pelo trabalho, mulheres infelizes de vida desregrada, sobretudo menores.”. (Estatutos da Associação Resgate, 1923, Art.º 1.º).
A actividade da Associação Resgate teve início na Rua Eça de Queiroz n.º 18, Cave. Em 1926, a Associação Resgate alterou a sua residência para o edifício da Rua do Possolo, n.º 16, uma vez que o Conde de Agrolongo tinha abraçado a obra do Frei João e disponibilizou esta casa, da qual era proprietário desde 1908. Com o aumento do número de raparigas que chegavam à instituição e às actividades desenvolvidas, houve a necessidade de criar novas instalações. Começaram, então, as obras de construção do edifício da Travessa do Possolo, no n.º 24, e da sua magnífica capela, no que foi antigo quintal do n.º 16 , onde estavam construídos pavilhões e uma casa abarracada onde funcionava a creche de Santa Helena.
A 6 de Dezembro de 1932, as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras asseguraram a gestão da Associação Resgate, dando-lhe o nome do seu benemérito em sua homenagem – Instituto Conde de Agrolongo.
Em 2010, após a saída das Irmãs Franciscanas no final do século, e dada a degradação das instalações, o edifício foi encerrado.
Poderá agendar a sua visita à nossa Unidade através dos contactos :
- 707 252 700 – Preço de chamada para a rede fixa nacional
- geral@domusvi.pt
- https://domusvi.pt/unidade/domusvi-possolo24/