X

Caso tenha alguma questão que nos queira colocar, clique no botão “Desejo Ser Contactado” e envie os seus dados. Obrigado e até breve!

O termo intergeracionalidade está cada vez mais presente no quotidiano de uma sociedade envelhecida. Esta ligação entre as diferentes faixas etárias apresenta inúmeros benefícios aos intervenientes.

No caso dos idosos, a convivência e interacção com pessoas de outras gerações promove e melhora a cognição, o estado de humor, o optimismo e reduz o stress. Por outro lado, os mais novos beneficiam de uma quebra do preconceito em relação ao processo de envelhecimento, do fortalecimento de laços afectivos, da transferência de cultura e valores, e, da troca de experiências, vivências e histórias que contribuem positivamente para a construção de uma sociedade mais tolerante e inclusiva.

A importância da intergeracionalidade na saúde e bem-estar do Idoso

A intergeracionalidade é um tema a que a DomusVi confere bastante relevância, por apresentar evidências positivas na saúde e bem-estar dos seus Clientes. A partilha directa entre as várias faixas etárias permite experienciar novas actividades, sentimentos e conceitos que noutros contextos não seriam possíveis.

Baseados nesta perspectiva, as Unidades da DomusVi, de norte a sul do país, dedicam-se a apresentar actividades intergeracionais diferenciadoras e positivas para os Clientes.

A DomusVi Villa Carolina, em Viana do Castelo, esteve na Escola Básica da Areosa para a Hora do Conto; recebeu a Tuna da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo para uma actuação; e, os Clientes prepararam uma caça aos ovos de Páscoa para os filhos dos Cuidadores. 

A DomusVi Júlio Dinis, no Porto, estabeleceu uma parceria com a Escola Secundária Infante Dom Henrique no âmbito da iniciativa Eu Sou Digital. Nesta iniciativa os alunos da escola ensinam aos Clientes da DomusVi Júlio Dinis como utilizar as novas tecnologias em benefício próprio [ex. efectuar videochamadas, tirar fotografias, explorar locais no Google Maps, entre outros].

A DomusVi Unidade de Saúde de Coimbra recebeu o Coro Infantil do Colégio Bissaya Barreto e a Tuna de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid para actuações musicais que alegraram o dia dos Clientes. Também os Escuteiros da Nossa Senhora de Lurdes estiveram na Unidade para ensinar aos Clientes da Unidade a fazer os nós típicos.

Estas são algumas das iniciativas da DomusVi no âmbito da intergeracionalidade, sempre com o principal propósito de enriquecer o dia-a-dia dos Clientes.