A terceira idade é o momento perfeito para o idoso encontrar ou fazer algo que adora, mas que nunca teve tempo para se dedicar a essa atividade e/ou o tempo nunca foi suficiente para poder usufruir dessas actividades/momentos de lazer.
Os principais objetivos das actividades de lazer na terceira idade são proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida no idoso; despertar as potencialidades para aspectos criativos e sociais, estimulando a socialização; o compartilhar de experiências; a sensibilidade; as emoções; a comunicação; a aprendizagem de coisas novas, permitindo-lhes uma vida activa sem obrigações, mas com momentos de qualidade.
As actividades de lazer podem e devem ser escolhidas de acordo com os gostos e preferências do idoso, podendo ter uma ou mais actividades de lazer em diferentes áreas. Assim sendo, o lazer para a terceira idade constitui uma ocupação do tempo livre, a realização de actividades sem obrigatoriedade e acima de tudo de livre escolha.
O lazer envolve diferentes áreas de interesse (físico, prático, artístico, intelectual e social) que são procurados pelos idosos de acordo com seu nível social, cultural e profissional. Como tal, as práticas de lazer na terceira idade são essenciais para que se encontre nelas uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Algumas sugestões de lazer que os idosos podem desenvolver/praticar são caminhadas, jogos de tabuleiro, jogos tradicionais, actividades com artes plásticas, como pintura, escultura, ginástica, clubes de leitura, clubes de línguas estrangeiras, cursos de novas tecnologias, jogos cognitivos, entre outros.
As atividades de lazer são momentos de descontração que são essenciais na vida dos mais velhos e podem e devem ser estimulados pelas pessoas que os rodeiam. Sendo que estes momentos de descontração permitem que o idoso esteja junto de amigos e familiares, diminuem o stress e recarregam as energias. Neste sentido, o lazer pode ser um caminho através do qual o idoso se redescubra e poderá explorar novos sentidos para a sua vida.
Alguns benefícios da realização de momentos/ atividades de lazer na terceira idade:
Novos laços sociais
A prática de actividades de lazer promove o aumento do seu ciclo social e permite que se relacione com várias pessoas. Esses novos laços sociais fazem com que o idoso se sinta mais amparado e mais feliz. Quanto mais actividades de lazer são praticadas, maior a rede de relacionamentos e maior as experiências.
Distração dos problemas
As novas experiências e aprendizagens permitem tirar o idoso de sua zona de conforto e fazem com que ele exercite o seu corpo e mente. Essa distração evita e previne a incidência de distúrbios mentais, como a ansiedade e a depressão.
Autoconhecimento
As actividades/momentos de lazer permitem ao idoso melhorar a autoestima e retomar momentos felizes que muitas vezes não puderam ser concretizados pelos compromissos da vida adulta.
Vida ativa
A maioria das actividades de lazer promovem e combatem directamente o sedentarismo que está presente no estilo de vida da maioria dos idosos.
Melhora do raciocínio
O lazer na vida activa do idoso, pelas estratégias e pelo maior fluxo de informações actua directamente na maior captação e conservação dessas informações e permite melhorar raciocínio no mesmo.
Longevidade
Com todos esses benefícios, o lazer pode promover e estar diretamente ligado a uma melhor promoção da saúde, de mais energia e a um estilo de vida mais saudável e feliz. Deste modo, tendo em vista essa melhor qualidade de vida, a maior expectativa e a longevidade do idoso é impactada. Uma vida melhor vivida é vivida por mais tempo.
Os momentos de lazer na pessoa idosa devem ser vistos como um meio de proporcionar bem estar e qualidade de vida na terceira idade. Quando as pessoas se referem a este período como “a melhor idade” é porque têm nesta fase tem uma maior disponibilidade de tempo para se divertir e descontrair, sendo estes os aspectos cruciais na vida dos mais velhos.
Catarina Guedes – Técnica de Lazer da DomusVi Júlio Dinis