Filipa Preda, com licenciatura em Educação Social é, actualmente, Técnica de Atendimento na DomusVi Clínica da Lomba, unidade em Seixezelo, Vila Nova de Gaia. O seu percurso teve início nesta Unidade em 2020, como Técnica de Apoio Pessoal.
“A minha carreira na DomusVi Clínica da Lomba começou como Técnica de Apoio Pessoal. Nesse papel prestava os cuidados diários aos Clientes. Algum tempo mais tarde mudei de funções, passando a ser Técnica de Manutenção de Têxteis. Nesse papel tive oportunidade de ter uma nova percepção sobre o funcionamento das equipas e também aumentei a minha proximidade com os Clientes e suas respectivas famílias, uma vez que fazia o acompanhamento dos Clientes a consultas no exterior da Unidade.
Com a passagem da anterior Técnica de Atendimento, Cátia Poças, para a estrutura da DomusVi Portugal, abriu uma vaga para este papel. A área de Pessoas em conjunto com a equipa de gestão da DomusVi Clínica da Lomba analisaram vários perfis, internos e externos, tendo sido identificadas relevantes competências na Filipa Preda para assumir este papel, entre as quais, dedicação, conhecimento do papel, tranquilidade e empatia.
Beatriz Sambade, Gestora de Pessoas da DomusVi Portugal refere que “As pessoas são o activo mais importante na nossa organização. Cuidamos das nossas pessoas. Valorizamos a cultura e alinhamento de cada uma das pessoas e estamos atentos à evolução do seu perfil. Permitimos a progressão de carreira, quer através da mudança de papéis, quer através da passagem de um papel mais operacional para um papel de gestão ou liderança. Temos vários exemplos destas mudanças e orgulhamo-nos de cada um deles.”
Filipa Preda revela que “a mudança para Técnica de Atendimento aconteceu de forma gradual, uma vez que antes de assumir este papel, já fazia recepção nas horas de almoço e férias das colegas. Isto aliado ao facto de anteriormente ter sido Técnica de Apoio Pessoal e Técnica de Manutenção de Têxteis, fez com que ao passar para Técnica de Atendimento já tivesse algum conhecimento sobre as dinâmicas e necessidades da Unidade, das equipas e dos Clientes. Penso que isso terá sido uma forte mais-valia para a minha rápida integração neste papel.”
Filipa Preda é Técnica de Atendimento na DomusVi Clínica da Lomba há quase dois anos e acrescenta “Tem sido uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. Desempenhar este papel permite-me desenvolver várias competências em várias áreas, mas sobretudo a organização, a responsabilidade, a capacidade de resolução de problemas, entre outras. Além disso, sou a primeira pessoa que os Clientes, as suas Famílias e os nossos Cuidadores encontram quando entram na Unidade, e, por isso contribuo directamente para a construção da imagem da Unidade, além de o meu desempenho ter impacto directo no bem-estar geral das pessoas. Empenho-me diariamente para responder sempre às necessidades que vão surgindo”.
Por se tratar de uma organização de cuidados a pessoas, a DomusVi Portugal, olha para as pessoas como elementos vitais na prossecução dos seus objectivos. Proporcionar a evolução pessoal e profissional é essencial para que as pessoas DomusVi se mantenham motivadas e comprometidas com a organização.