Os Cuidados Paliativos são simultaneamente uma filosofia de cuidados e um sistema organizado e estruturado, na prestação de cuidados competentes à pessoa e à sua família. A definição de Cuidados Paliativos é orientadora e consensual e refere-se a este tipo de cuidados como activos e globais, que visam a melhoria da qualidade de vida da pessoa e da sua família, que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável e/ou grave e com um prognóstico limitado. É fundamental, nesta fase, contribuir positivamente para o estado geral da pessoa, envolvendo todas as dimensões: física, psicológica, social e espiritual.
A prestação de cuidados paliativos tem evoluído no sentido da não obrigatoriedade das características incuráveis da doença, sendo também, dirigidos a pessoas com patologias ameaçadoras da vida e/ou geradoras de sofrimento, devem ser implementados o mais precocemente possível no curso da doença. A ideia de que os Cuidados Paliativos se restringem aos últimos dias de vida é desactualizada e redutora, representando apenas uma fase da filosofia destes cuidados. Assim, os Cuidados Paliativos abraçam também as doenças crónicas progressivas que, comprometem severamente a autonomia e qualidade de vida da pessoa e são causa de sofrimento, por exemplo as doenças neurodegenerativas, doenças hepáticas crónicas, acidentes vasculares cerebrais com incapacidade funcional significativa, fragilidade no idoso, demência, neoplasias, entre outras.
Os pilares que fundamentam os cuidados paliativos são a equipa interdisciplinar, o controlo de sintomas, o apoio à família e a comunicação. A nossa equipa é multidisciplinar e possui uma atitude interdisciplinar, o que permite que todas as necessidades do Cliente e da família sejam atendidas, mediante a intervenção de todos, através de um plano de cuidados estruturado que visa antecipar as necessidades potencialmente previstas no decorrer da doença. O controlo de sintomas, é mais do que o domínio físico, como a dor ou a dispneia, assenta no princípio de dor total, em que o sofrimento da pessoa é visto de forma global, incluindo o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual. A nossa equipa objectiva a optimização funcional através do controlo de sintomas e apoio às necessidades psicológicas, sociais e espirituais, proporcionando um sistema de suporte que ajude a pessoa a viver tão ativamente quanto possível.
Na DomusVi o Cliente e a família são cuidados como uma unidade, com o objectivo de proporcionar o bem-estar de todos. É prioridade o conforto, a qualidade de vida e dignidade, assim como promover a adaptação às novas realidades.
Saiba mais informações através da nossa linha de apoio comercial:
Linha de Apoio Comercial
707 252 700 | Dias úteis 9h-18h
Preço de chamada para a rede fixa nacional