Os serviços de Descanso do Cuidador são um tipo de resposta que pretende proporcionar uma pausa temporária da responsabilidade de cuidar, para que o cuidador repouse e realize outras actividades.
Em Portugal, a utilização deste tipo de serviços ainda não é realizada de forma activa. Frequentemente, os cuidadores não percepcionam que estão em exaustão, ou, por outro lado, lidam com a culpabilidade de tentar conciliar as suas necessidades com o dever de cuidar.
Diversos estudos relatam que quando o cuidador passa a viver em função das necessidades do idoso pode experienciar o isolamento social, conflitos laborais, conflitos familiares [entre familiares mais próximos ou mais afastados], sintomas de depressão e ansiedade.
Os cuidados à pessoa idosa em contexto de domicílio são muitas vezes assegurados por cuidadores informais, geralmente familiares. Frequentemente, estar no papel de cuidador primário, pode tornar-se uma tarefa exaustiva tanto física como psicologicamente.
Assim, na DomusVi proporcionamos estadias temporárias ao Cliente que objectiva o descanso do seu cuidador primário, libertando-o da prestação de cuidados. Temos uma equipa multidisciplinar em todas as nossas Unidades, formada por médicos diários, enfermeiros 24 horas, terapeutas ocupacionais e da fala, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Além disso, também fazem parte da nossa equipa técnicos de lazer e desporto, responsáveis por apresentar actividades adaptadas às necessidades de cada Cliente.
Linha de apoio comercial : 707 252 700
Preço de chamada para a rede fixa nacional