Cuidados Paliativos

O que é

Os Cuidados Paliativos (CP) são simultaneamente uma filosofia de cuidados e um sistema organizado e estruturado, na prestação de cuidados competentes à pessoa e à sua família. A definição de CP é orientadora e consensual e refere-se a este tipo de cuidados como activos e globais, que visam a melhoria da qualidade de vida da pessoa e da sua família, que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável e/ou grave e com um prognóstico limitado. É fundamental, nesta fase, contribuir positivamente para o estado geral da pessoa, envolvendo todas as dimensões: física, psicológica, social e espiritual.

A quem se destina

A prestação de cuidados paliativos tem evoluído no sentido da não obrigatoriedade das características incuráveis da doença, sendo também, dirigidos a pessoas com patologias ameaçadoras da vida e/ou geradoras de sofrimento, devem ser implementados o mais precocemente possível no curso da doença. A ideia de que os CP, se restringem aos últimos dias de vida, é desactualizada e redutora, representando apenas uma fase da filosofia destes cuidados. Assim, os CP abraçam também as doenças crónicas progressivas que, comprometem severamente a autonomia e qualidade de vida da pessoa e são causa de sofrimento, por exemplo as doenças neurodegenerativas, doenças hepáticas crónicas, acidentes vasculares cerebrais com incapacidade funcional significativa, fragilidade no idoso, demência, neoplasias, entre outras.

As nossas respostas

Os pilares que fundamentam os cuidados paliativos são a equipa interdisciplinar, o controlo de sintomas, o apoio à família e a comunicação.

A nossa equipa é multidisciplinar e possui uma atitude interdisciplinar, o que permite que todas as necessidades do Cliente e da família sejam atendidas, mediante a intervenção de todos, através de um plano de cuidados estruturado que visa antecipar as necessidades potencialmente previstas no decorrer da doença.

O controlo de sintomas, é mais do que o domínio físico, como a dor ou a dispneia, assenta no princípio de dor total, em que o sofrimento da pessoa é visto de forma global, incluindo o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual. A nossa equipa objectiva a optimização funcional através do controlo de sintomas e apoio às necessidades psicológicas, sociais e espirituais, proporcionando um sistema de suporte que ajude a pessoa a viver tão ativamente quanto possível.

Na DomusVi o Cliente e a família são cuidados como uma unidade, com o objectivo de proporcionar o bem-estar de todos. É prioridade o conforto, a qualidade de vida e dignidade, assim como promover a adaptação às novas realidades. 

Uma comunicação eficaz e consistente, interliga e une os cuidados numa só missão, entre o Cliente, a família e os membros da equipa. É importante que os profissionais desenvolvam as suas competências comunicacionais, assente em pilares importantes como a escuta activa, o feedback e a compreensão empática, criando assim uma relação terapêutica com a pessoa.

A importância dos cuidados paliativos

Actualmente, é imperativo refletir sobre como a melhoria dos cuidados de saúde e a progressão tecnológica, veio aumentar a longevidade do ser humano, e com isso, o aumento progressivo da incidência de doenças crónicas incapacitantes. Faz assim todo o sentido ligar a abordagem paliativa ou acções paliativas na prestação de cuidados ao Cliente, em que uma só pessoa reúne frequentemente várias patologias, que são comprometedoras da qualidade de vida e autonomia, há consequentemente uma alteração de papéis. Estes factores no seu conjunto, representam uma fonte de sofrimento para a pessoa, que deve ser minimizada, proporcionando uma melhor qualidade de vida

Os nossos objetivos terapêuticos

Os CP dirigem-se mais ao Cliente do que à doença e procuram melhorar a vida, são dedicados à aliança pessoa/família, preservando a dignidade do ser humano. Deste modo, na DomusVi temos como principal intuito prevenir e aliviar o sofrimento de todos os nossos Clientes, através da identificação precoce e o tratamento de todos os problemas de vários âmbitos: físicos, psicológicos, sociais e espirituais.

As Unidades onde temos este tipo de resposta:

– Villa Carolina
– Júlio Dinis
– Clínica da Lomba
– Dom Pedro V