Reabilitação pós Covid-19

O que é

Covid-19 é o nome da doença provocada por Coronavírus. Normalmente, as infecções que surgem pelo coronavírus afectam o sistema respiratório. Dos oito coronavírus que podem infectar e causar doença no Homem, apenas o SARS-CoV, o MERS-CoV e o SARS-CoV-2 saltaram a barreira das espécies. 

Os sinais e sintomas da Covid-19 variam em gravidade, desde a ausência de sintomas (sendo assintomáticos) até febre (temperatura ≥ 38.0ºC), tosse, dor de garganta, anosmia (perda de olfato), perda de paladar, cansaço e dores musculares e, nos casos mais graves, pneumonia grave, síndrome respiratória aguda grave, septicémia, choque sético e eventual morte. Os dados revelam que o agravamento da situação clínica pode ocorrer rapidamente, geralmente durante a segunda semana da doença.

A disseminação mundial desta doença, que atravessou continentes e afecta um elevado número de pessoas, fez com que em 2020 fosse decretada uma pandemia mundial.

Como se recupera

Quando o Cliente já se encontra em fase de recuperação existe alguma sintomatologia que o acompanha durante todo o processo, como dificuldade respiratória, fadiga, dor articular e toráxica, síndrome de desuso por alectuamento prolongado e alteração ventilatória. Nesse sentido, na DomusVi desenvolvemos um Plano de Reabilitação com respostas ajustadas às necessidades dos nossos Clientes. Este plano pretende garantir que cada Cliente consegue recuperar o seu estado inicial, realizando actividades, sendo autónomo e tendo qualidade de vida.

As nossas respostas

Oferecemos um vasto conjunto de cuidados especializados e evolutivos com vista à reabilitação física e mental dos nossos Clientes. Cada Cliente tem o acompanhamento diário e completo de uma equipa multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, nutricionista e psicólogo. 

Além do impacto provocado pelo vírus nas funções respiratórias, os internamentos prolongados podem ter implicações musculares, efeitos neurológicos e alterações na voz ou na alimentação. Nesse sentido é importante apresentar aos nossos Clientes um acompanhamento eficiente que promova o seu bem-estar e qualidade de vida.

Os nossos objectivos terapêuticos

O nosso Plano de Reabilitação Pós Covid-19 é adaptado às necessidades de cada Cliente, e, na sua generalidade, tem como principais objectivos:

Incremento da tolerância ao esforço, reforço dos músculos respiratórios, reforço do músculo cardíaco, melhoria das trocas gasosas, incremento da força muscular global, prevenção de anquiloses e retração de tecidos, manutenção de amplitudes articulares.
Diminuir a dor, aumentar a qualidade de vida, aumentar a capacidade de execução de AVD’s e AIVD’s.
Reabilitar o mais próximo possível ao estado prévio, autonomia e qualidade de vida.

As Unidades onde temos este tipo de resposta:

– Villa Carolina
– Júlio Dinis
– Clínica da Lomba
– Dom Pedro V