Reabilitação Respiratória

O que é

As exacerbações da doença respiratória, aceleram o declínio clínico e funcional, sendo assim imprescindível o apoio em equipa especializada de reabilitação respiratória. 

A reabilitação respiratória é uma intervenção abrangente, no sentido em que não se restringe à doença pulmonar, seja no momento mais agudo ou crónico, mas também às várias repercussões físicas e psicológicas consequentes. A abordagem é interdisciplinar e a equipa deve ser composta por profissionais das várias áreas, nomeadamente médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicólogos e nutricionistas.

As nossas respostas

A DomusVi disponibiliza uma equipa multidisciplinar, especializada em reabilitação respiratória, desde o médico, enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, psicólogo e nutricionista, que interagem de forma interdisciplinar prestando os melhores cuidados ao cliente. 

Em particular, o médico avalia e ajusta a terapêutica necessária, o enfermeiro tem um papel importante na monitorização diária dos sinais vitais, o fisioterapeuta intervém de forma preponderante na área do exercício mantendo a higiene brônquica, melhorando os volumes respiratórios e a tolerância ao esforço, o terapeuta ocupacional integra as melhorias físicas na autonomia e funcionalidade das atividades diárias, o terapeuta da fala intervém nas alterações de deglutição que é possível estarem presentes e o psicólogo avalia e intervém caso estejam presentes fragilidades psico-emocionais. É transversal a todos os clientes uma avaliação e/ou acompanhamento nutricional.

Os nossos objectivos terapêuticos

É desenvolvido um programa personalizado, considerando uma avaliação inicial e integral de cada cliente, em que são determinados os objetivos terapêuticos. Numa fase mais aguda poderá passar por manter uma boa higiene brônquica, melhorar os volumes respiratórios, reforçar os músculos respiratórios e promover a tolerância ao esforço físico. E seguidamente, promover a educação e mudança de comportamentos, gerir sintomas como a dispneia, promover um estilo de vida com hábitos saudáveis, e por fim, promover a qualidade de vida, autonomia e integração social.

As Unidades onde temos este tipo de resposta:

– Villa Carolina
– Júlio Dinis
– Clínica da Lomba
– Dom Pedro V