Nos passados dias 14, 15 e 16 de Abril, a Unidade de Viana do Castelo recebeu a Gestora de Pessoas da DomusVi, Beatriz Sambade, para a primeira parte da Formação Comportamental. Ao longo dos três dias, a equipa operacional foi dividida em diferentes grupos, para que todos os Cuidadores tivessem oportunidade de participar na formação.
Na DomusVi apostamos no desenvolvimento dos nossos Cuidadores, das suas competências e crescimento enquanto pessoas, através da formação técnica, organizacional e comportamental. O capital intelectual da DomusVi é uma dimensão fundamental na nossa organização para a prossecução de todos os nossos objectivos. Nesse sentido, é importante trabalhar com e para as nossas pessoas, de forma a serem fornecidas ferramentas que as permitam evoluir, não apenas no campo profissional, mas também pessoal.
A nossa cultura de melhoria contínua permite-nos investir em todos os quadrantes da nossa organização, para que juntos possamos progredir e oferecer sempre mais e melhores serviços aos nossos Clientes.
O principal intuito desta formação era reflectir e alinhar comportamentos e competências de acordo com as directrizes da nossa organização. Para isso foram trabalhados pressupostos relacionados com a comunicação eficaz (verbal e não verbal), linguagem e atitudes positivas com os Clientes e inter equipa, e, expressões faciais e corporais (verificando de que forma as expressões têm impacto no desempenho do nosso trabalho). Na formação também se desenvolveram estratégias para o treino de competências, tais como, treino no espelho, feedback ou filmar para se observar comportamentos.
Feedback dos participantes da formação:
Ana Oliveira – Terapeuta Ocupacional (TO)
A formação foi muito mais dinâmica do que estava à espera, com exemplos reais e facilmente aplicáveis ao nosso contexto. Foram dados exercícios que podíamos experimentar e dar feedback na próxima formação e foram realçadas algumas dicas de comunicação não verbal que nos ajudam a estar mais alerta em várias situações.
Carina Alves – Técnica de Atendimento (TAT)
A formação comportamental foi de extrema importância, tanto para o nosso quotidiano profissional quanto pessoal.
Um ação de formação prática e muito divertida com interação entre todos os membros.
Sílvia Dias – Técnica de Apoio Pessoal (TAP)
A formação, na qual participei no dia 15 de Abril, foi bastante dinâmica com atividades práticas baseadas essencialmente na comunicação verbal e não-verbal.
Permitiu, de facto, evidenciar as diferentes formas de comunicar e o quanto estas são importantes para o nosso meio profissional.
Foram 2 horas de aprendizagem técnica durante as quais aprendemos a comunicar eficientemente e como esta comunicação pode ser aplicada no nosso trabalho.
Considero que foi uma formação bastante interessante e relevante quer profissionalmente, como para o meu dia-a-dia. Permitiu-me evidenciar ferramentas e técnicas de comunicação que são essenciais para serem aplicadas no meu trabalho e consequentemente, otimizar o meu desempenho profissional.