Nos passados dias 14, 15 e 16 de Abril, a Unidade de Viana do Castelo recebeu a Gestora de Pessoas da DomusVi, Beatriz Sambade, para a primeira parte da Formação Comportamental. Ao longo dos três dias, a equipa operacional foi dividida em diferentes grupos, para que todos os Cuidadores tivessem oportunidade de participar na formação.

Formação Comportamental na DomusVi Villa Carolina
Formação Comportamental na DomusVi Villa Carolina


Na DomusVi apostamos no desenvolvimento dos nossos Cuidadores, das suas competências e crescimento enquanto pessoas, através da formação técnica, organizacional e comportamental. O capital intelectual da DomusVi é uma dimensão fundamental na nossa organização para a prossecução de todos os nossos objectivos. Nesse sentido, é importante trabalhar com e para as nossas pessoas, de forma a serem fornecidas ferramentas que as permitam evoluir, não apenas no campo profissional, mas também pessoal.

A nossa cultura de melhoria contínua permite-nos investir em todos os quadrantes da nossa organização, para que juntos possamos progredir e oferecer sempre mais e melhores serviços aos nossos Clientes.

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Formação Comportamental na DomusVi Villa Carolina

 

O principal intuito desta formação era reflectir e alinhar comportamentos e competências de acordo com as directrizes da nossa organização. Para isso foram trabalhados pressupostos relacionados com a comunicação eficaz (verbal e não verbal), linguagem e atitudes positivas com os Clientes e inter equipa, e, expressões faciais e corporais (verificando de que forma as expressões têm impacto no desempenho do nosso trabalho). Na formação também se desenvolveram estratégias para o treino de competências, tais como, treino no espelho, feedback ou filmar para se observar comportamentos.

Formação Comportamental na DomusVi Villa Carolina
Formação Comportamental na DomusVi Villa Carolina

 

Feedback dos participantes da formação:

 

Ana Oliveira – Terapeuta Ocupacional (TO)
A formação foi muito mais dinâmica do que estava à espera, com exemplos reais e facilmente aplicáveis ao nosso contexto. Foram dados exercícios que podíamos experimentar e dar feedback na próxima formação e foram realçadas algumas dicas de comunicação não verbal que nos ajudam a estar mais alerta em várias situações.

 

Carina Alves – Técnica de Atendimento (TAT)
A formação comportamental foi de extrema importância, tanto para o nosso quotidiano profissional quanto pessoal.
Um ação de formação prática e muito divertida com interação entre todos os membros.

 

Sílvia Dias – Técnica de Apoio Pessoal (TAP)
A formação, na qual participei no dia 15 de Abril, foi bastante dinâmica com atividades práticas baseadas essencialmente na comunicação verbal e não-verbal. 
Permitiu, de facto, evidenciar as diferentes formas de comunicar e o quanto estas são importantes para o nosso meio profissional. 
Foram 2 horas de aprendizagem técnica durante as quais aprendemos a comunicar eficientemente e como esta comunicação pode ser aplicada no nosso trabalho. 
Considero que foi uma formação bastante interessante e relevante quer profissionalmente, como para o meu dia-a-dia. Permitiu-me evidenciar ferramentas e técnicas de comunicação  que são essenciais para serem aplicadas no meu trabalho e consequentemente, otimizar o meu desempenho profissional.