Nos passados dias 6 e 8 de Abril, a equipa da Unidade DomusVi Clínica da Lomba recebeu José Eduardo dos Santos para uma Formação Hoteleira. A formação foi totalmente orientada para esta área, destacando os serviços de empratamento, serviço de mesa, mise en place e regras de serviço.

O objectivo desta formação foi preparar e formar toda a equipa da Unidade para as regras de protocolo e de serviço de mesa ao Cliente, tanto na sala de refeições como no serviço de quarto, em tabuleiro. É fundamental para nós que as equipas estejam conscientes das regras de HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos). Além disso, o serviço deve ser uniforme, isto é, qualquer Cuidador deve seguir um padrão transversal, que oriente e regule todos os serviços hoteleiros, para que estes sejam sempre prestados de acordo com os critérios estabelecidos previamente.

Formação Hoteleira - DomusVi Clínica da Lomba
Formação Hoteleira – DomusVi Clínica da Lomba

 

A formação foi bastante produtiva e os participantes muito interventivos. A formação destinou-se a todas as pessoas ligadas ao serviço de refeições do dia-a-dia. No entanto, outros Cuidadores, ainda que indirectamente relacionados com esta área, também demonstraram interesse em conhecer e adquirir conceitos da vertente hoteleira.

Formação Hoteleira - DomusVi Clínica da Lomba
Formação Hoteleira – DomusVi Clínica da Lomba

 

Ao longo da formação foram realizados vários brainstormings, onde foram apresentadas diferentes perspectivas, tanto do formador como dos participantes. Deste modo, a formação contribuiu para serem criadas diversas estratégias positivas para a melhoria do desempenho das funções associadas ao serviço de hotelaria, reforçando esta componente na Unidade. Além disso, é essencial para nós, que todas as Unidades do grupo DomusVi estejam alinhadas, apresentando serviços com o mesmo padrão de elevada qualidade.