DomusVi - V Edição de Prémios

A Fundação DomusVi homenageou, no passado dia 15 de Dezembro, os seus residentes e profissionais na sua V Edição de Prémios.

Em 2020, um ano atípico, a DomusVi reconheceu os projectos que têm contribuído para proporcionar e favorecer a segurança e o conforto dos idosos, durante a pandemia; promovendo o seu bem-estar físico e emocional.

No passado dia 15 de Dezembro, a Fundação DomusVi realizou a V Edição de Prémios com o intuito de reconhecer as iniciativas de diferentes áreas da sociedade que contribuíram, durante este período excepcional, para a promoção da segurança e bem-estar das pessoas idosas e/ou em situação de dependência.

Por motivos de segurança, este ano a Gala foi online e contou com a presença do Presidente do Grupo DomusVi, Sylvain Rabuel, da CEO da DomusVi Espanha, Josefina Fernández e do Presidente da Fundação DomusVi, Javier Jimenez, que destacaram o esforço e dedicação de todos os profissionais DomusVi, além de parabenizarem todos os vencedores.

Sylvain Rabuel incentivou os seus colaboradores a continuarem a manter os padrões de qualidade e excelência que fazem da DomusVi a primeira operadora social de saúde em Espanha, destacando a sua “coragem e dedicação”, defendendo as “boas práticas profissionais” e lembrando que envelhecer não é uma doença e que os idosos precisam é de “hospitalidade e humanidade”.

Josefina Fernández, por sua vez, destacou o programa Safe Care da empresa e as medidas implementadas em todos os centros para se ajustarem às necessidades e exigências de segurança. A CEO da DomusVi Espanha referiu que “foram meses de angústia, medo e impotência; mas também foram meses de descoberta e evolução”, destacando a força e dedicação dos profissionais no trabalho em equipa e a coragem e perseverança dos idosos ao longo de vários meses de reclusão.

A crise de saúde provocada pela Covid-19, a solidariedade e o esforço de superação, bem como a protecção física e emocional dos residentes da DomusVi estiveram presentes ao longo de toda a Gala que teve como apresentadores Cristina Pampín, Jornalista da RTVE (canal espanhol) e Javier Jiménez, Presidente da Fundação DomusVi. A tarde foi animada com a actuação da associação espanhola Músicos pela Saúde, um projecto que tem como principal objectivo acompanhar e apoiar as pessoas com base na música e no seu impacto positivo na saúde.

Os idosos foram, mais uma vez, os verdadeiros protagonistas da Gala. A Fundação DomusVi repetiu palavras de gratidão aos seus Residentes que foram premiados pela primeira vez com o Prémio Decano, pela coragem demonstrada face à pandemia, pela persistência e coragem demonstradas na superação de difíceis meses de confinamento. Ao longo da Gala foram apresentados vídeos emocionantes de momentos vividos em 2020, que mostraram a determinação tanto dos Clientes como dos Cuidadores em ultrapassar a pandemia de forma positiva. A DomusVi Espanha tem, atualmente, 180 residentes centenários e 1.404 pessoas com mais de 95 anos, um público particularmente frágil, que precisa de cuidados de excelência.

O Director da Fundação, Javier Jiménez, referiu-se especialmente a estas faixas etárias quando abordou alguns dos projectos da organização, destacando a DomusTree. Este projecto pretende homenagear todos os idosos, sobretudo os que perderam a vida devido à Covid-19. Esta homenagem é realizada através do ambiente, na medida em que pretende repovoar o território espanhol sob o lema “Plante uma árvore, plante vida”. Além dos benefícios ambientais deste projecto, as suas orientações pretendem estimular a transversalidade e intergeracionalidade sob um compromisso de todos para com o planeta. Actualmente já foram plantadas 700 árvores em Espanha.

Os trabalhadores DomusVi foram, mais uma vez, reconhecidos publicamente pelo seu excelente trabalho durante estes meses tão difíceis. Foram premiados cerca de 23 mil trabalhadores do Grupo e o momento foi acompanhado pela projecção do vídeo “Heróis sem capa”.

Entre os mais de 60 projectos recebidos em 2020, foram premiadas inúmeras iniciativas que têm privilegiado o apoio emocional a idosos e/ou em situação de dependência.

Lista completa dos projectos vencedores:

Categoria Escolas Primárias
Colegio Virgen de Europa (Madrid), pelo projecto “Acompanhamento Digital” liderado por Fernando Ramos.

Categoria Séniores
1º Prémio – Amigos de grandes pessoas (Barcelona), pelo projecto “Programa de Acompanhamento emocional a residentes durante a Crise de Covid-19” liderado por Noemí Magre Rodrigo.
2º Prémio – Associação DYAR (Málaga), pelo projecto “De mãos dadas: os idosos movem o mundo” liderado por David Azuaga Herrero.

Categoria Profissionais do Sector
1º Prémio – KANTOS – NACONI (Madrid), pelo projecto “Especial Covid-19: Botânica artística, o lado mais humano da ciência” liderado por Macu García González.
2º Prémio – FISABIO (Valencia), pelo projecto “Covi-Fit” liderado por David Antonio Moreno.

Categoria Meios de Comunicação âmbito local.
1º Prémio: Castilla-La Mancha Media (Toledo), pelo programa “Heróis Anónimos” liderado por Julián Cano Cambronero.

Categoria Meios de Comunicação âmbito nacional.
1º Prémio: Ex aequo do Entremayores e Grupo Senda pela grande trajectória na divulgação com rigor e respeito pelos idosos.

Categoria Profissionais DomusVi
1º Prémio a todos os funcionários da DomusVi Espanha, pelo trabalho realizado durante a crise de Covid-19.