X

Caso tenha alguma questão que nos queira colocar, clique no botão “Desejo Ser Contactado” e envie os seus dados. Obrigado e até breve!

Em Portugal, os dados oficiais conhecidos revelam que existem cerca de 800 mil cuidadores informais. No entanto, as estimativas indicam um número superior, 1,4 milhões de cuidadores informais  (Reis, A., 2019).

Os cuidadores informais vivem em prol do outro, suspendendo, muitas vezes, as suas próprias vidas para cuidar de um familiar que está doente ou incapacitado. Esta ocupação é extremamente exigente, já que, na maioria dos casos, ocorre sem pausas ou férias. O constante estado de vigilância, a preocupação e a dedicação são esgotantes e provocam um elevado desgaste do cuidador, tanto a nível físico como psicológico (Ribeiro, O. & Paúl, M., O., 2012).

A síndrome do cuidador é um estado de esgotamento ou burnout que resulta de uma exposição prolongada ao stress e à elevada carga de tarefas, e, consequentes responsabilidades. Esta síndrome resulta da combinação de vários factores, entre os quais, exaustão, angústia mental e física, ansiedade, sobrecarga, fadiga e depressão. Quando estes sintomas são prolongados no tempo podem provocar graves problemas de saúde ao cuidador (Escardó, V. 2020).

De forma a impactar positivamente e contribuir para mitigar esta questão social, a DomusVi criou o Descanso do Cuidador. Esta tipologia de resposta pretende proporcionar uma pausa temporária ao cuidador para que possa repousar ou realizar outras actividades.

Importância do descanso do cuidador

Em Portugal, a utilização deste tipo de serviços ainda não é realizada de forma activa, porque, na maioria dos casos, os cuidadores não percepcionam que estão em exaustão ou sentem culpa quando procuram este tipo de solução. No entanto, diversos estudos mostram que estas pausas temporárias são vitais para a continuação das tarefas necessárias. 

A DomusVi tem oito unidades em Portugal, sete das quais – Viana do Castelo, Porto, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa – proporcionam estadias temporárias para Clientes que objectivam o descanso dos seus cuidadores primários. Cada unidade conta com uma equipa multidisciplinar que é formada por médicos diários, enfermeiros 24 horas, terapeutas ocupacionais e da fala, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos que garantem um acompanhamento personalizado e adaptado às necessidades de cada Cliente.

Linha de apoio comercial : 707 252 700
Preço de chamada para a rede fixa nacional