Cuidar é uma arte, muito mais do que alimentar, higienizar ou vigiar. Cuidar é dar amor, carinho! Garantir que todos os cuidados inerentes à vida humana são prestados de forma adequada. Garantir que toda a integridade física é mantida, sobretudo cuidando do nosso maior órgão que cobre todo o nosso corpo, a pele. Garantir, sempre, o melhor funcionamento de todos os órgãos e sistemas.

DomusVi - Qual a importância do Descanso do Cuidador?
DomusVi – Qual a importância do Descanso do Cuidador?

O cuidador, elemento fundamental no processo de cuidar, é também uma pessoa. Uma pessoa que cuida do outro em toda a sua plenitude, 24 horas por dia, 7 dias por semana. É muito normal e provável que um cuidador ao longo do tempo se vá desgastando, se vá maltratando, por se deixar para segundo plano. Isto interfere directamente no seu bem-estar, na sua saúde e no bom funcionamento do seu organismo. Noites mal dormidas, alimentações descuidadas, descanso sem descansar! O cuidar constante drena a energia do cuidador, podendo até, colocar em risco a saúde de quem cuida, e, por consequência, de quem é cuidado.

Nesse sentido, a DomusVi desenvolveu um programa a que chamou de “Descanso do Cuidador”, que permite a quem cuida ter um período de pausa, descanso e restabelecimento. Estes intervalos são bastante benéficos tanto para o cuidador como para a pessoa que é cuidada, pois, após um período de descanso o cuidador retoma os cuidados ao seu familiar com novas energias.

Somos pessoas que cuidam de pessoas!

Diogo Marques 
Gestor de Cuidados da DomusVi Villa Carolina