X

Caso tenha alguma questão que nos queira colocar, clique no botão “Desejo Ser Contactado” e envie os seus dados. Obrigado e até breve!

O envelhecimento populacional é um fenómeno mundial que tem vindo a aumentar nas últimas décadas, trazendo consigo diversas questões e preocupações para que o prolongamento da vida seja vivido com qualidade e vitalidade.

Qualidade de vida e bem-estar na terceira idade

Enquanto enfermeiros, sendo um dos profissionais de saúde mais presentes no dia-a-dia dos Clientes, apercebemo-nos que as maiores inquietudes prendem-se com o facto de não se sentirem úteis e com menos capacidade de realizar as suas actividades de vida diárias.

Portanto, é da responsabilidade do Enfermeiro estimular e incentivar a autonomia e a cognição dos Clientes, utilizando actividades adaptadas às suas necessidades, promovendo o envelhecimento activo.

A nossa Instituição tem por base a promoção de actividades quotidianas de vários âmbitos, com o principal objectivo de desenvolver e fortalecer a funcionalidade global dos nossos Clientes.

Se por um lado pretendemos estimular a autonomia e bem-estar dos clientes, fazendo-os sentir-se ligados com a sociedade em que se inserem, por outro temos a missão de os manter em segurança. Adaptamos as nossas instalações, os nossos comportamentos e as nossas actividades para dar a melhor resposta possível às suas necessidades.

Neste momento oferecemos aos nossos Clientes actividades e terapias variadas. Temos uma academia sénior regular, actividades de estimulação cognitiva individuais e de grupo, sessões de cinema, trabalhos manuais e costura, hidroginástica e hidroterapia, sessões de exercício físico e relaxamento, ateliers diversos (como por exemplo de jardinagem ou culinária), visitas a museus e passeios ao exterior, protocolos com diversas entidades para partilha intergeracional, e, estimulamos, sempre, o envolvimento e visitas dos familiares aos nossos Clientes. Além disso, a nossa equipa de terapias multidisciplinar, que inclui Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta da Fala e Terapeuta Ocupacional, está sempre disponível para acompanhar os nossos Clientes nas suas diversas fases.

A nossa missão passa por fazermos com que os nossos Clientes sintam, todos os dias, o quanto são importantes. Trabalhamos para satisfazer as suas necessidades, mantendo o equilíbrio entre o envelhecimento e a sua autonomia. 

 

Maria Vaz – Enfermeira da DomusVi Dom Pedro V