Portugal vive uma situação de desconfinamento gradual, o que levou a equipa de comunicação da DomusVi a entrevistar a Enfermeira Tatiana Matos, Gestora de Cuidados da Unidade Dom Pedro V, em Aveiro. O principal objectivo desta conversa é conhecer, de forma concreta e transparente, qual a conjuntura actual da Unidade.

Desde cedo que todas as Unidades do Grupo cumpriram várias medidas de contingência, organizadas pela Direcção de Cuidados em parceria com as entidades reguladoras competentes. As regras e procedimentos são transversais a todas as unidades e têm como principal intuito continuar a garantir a segurança e tranquilidade de todos os Clientes e Cuidadores. 

 

DomusVi Dom Pedro V
Um ano de pandemia: Entrevista à Gestora de Cuidados, Tatiana Matos

 

A Gestora de Cuidados, Tatiana Matos, explicou-nos detalhadamente qual a evolução da pandemia no contexto da Unidade e tendo em conta as circunstâncias que o país atravessou.

 

Luísa Ximenes: Qual o protocolo de segurança da Unidade para protecção de todos os Clientes e Cuidadores? 

Tatiana Matos: Inicialmente, com o intuito de garantir a segurança de todos os nossos Clientes e Cuidadores, delineamos várias estratégias que nos permitiram controlar a operação a esse nível.

Desenvolvemos planos de contingência com base em normas de prevenção e controlo de infeção pré-existentes e nas directrizes emanadas pela DGS. Estes planos conduziram a deliberações internas bem estruturadas e posteriormente à formação de todos os Cuidadores para que cada um saiba atuar perante as situações que possam surgir no decorrer dos cuidados.

Segmentamos as equipas de cuidadores a determinados grupos de Clientes de forma a criar ambientes de cuidados fechados, que nos permitiram por um lado garantir a segurança dos mesmos e por outro a continuidade dos cuidados prestados.

Apostamos na proteção individual e coletiva dos nossos Cuidadores e Clientes, através da criação de kit’s de EPI que são entregues diariamente a todos os envolvidos. Com esta estratégia garantimos que todos os equipamentos são utilizados de forma correta e os procedimentos são realizados de forma adequada.

 

Luísa Ximenes: Qual a situação actual da Unidade?

Tatiana Matos: Atualmente estamos a adaptar os procedimentos para garantir que os Cuidadores e Clientes encontrem alguma normalidade apesar deste contexto de pandemia. Redefinimos as estratégias a adotar de forma a garantir atividades, terapias e convívios entre os nossos Clientes. 

Com o processo de vacinação praticamente concluído, dada a proximidade das nossas unidades com as entidades de saúde pública, as deliberações internas estão a ser revistas e adaptadas a esta nova realidade, tendo sempre presente o bem-estar dos nossos Clientes, das suas famílias e dos nossos Cuidadores.

 

Luísa Ximenes: Que acompanhamento é facultado aos nossos Clientes nas suas rotinas e dia-a-dia?

Tatiana Matos: Diariamente os nossos Clientes são acompanhados por uma equipa multidisciplinar que lhes proporciona atividades sócio-lúdico-didáticas, terapias individualizadas e em grupo, avaliação clínica por médicos de diferentes especialidades e acompanhamento permanente da equipa de enfermagem e de técnicos de apoio pessoal. Através deste acompanhamento garantimos que os nossos Clientes têm um dia preenchido, que lhes permite manter e recuperar a sua autonomia assim como garantir a satisfação das suas atividades de vida diárias.

Dado o contexto de pandemia, garantimos ainda o acompanhamento de psicologia aos nossos Clientes de forma a desmistificar algumas dúvidas e receios que se prendem com este enquadramento.

Consideramos que a família tem um papel essencial na vida e saúde dos nossos Clientes pelo que deve ser envolvida no quotidiano e no plano de cuidados individualizado dos mesmos. Assim, sempre que possível promovemos reuniões de gestão de expectativas entre as famílias dos nossos Clientes e a equipa multidisciplinar da unidade. Promovemos e incentivamos sempre as visitas, apesar de ainda terem algumas limitações impostas pelo contexto de pandemia que vivemos.

DomusVi Dom Pedro V
DomusVi Dom Pedro V

Nesta fase, em que o desconfinamento é um tema diário no nosso vocabulário, salientamos que os nossos Clientes se encontram bem e as nossas unidades e cuidadores reúnem esforços para que em segurança todos encontremos a normalidade e tranquilidade de que necessitamos.